Notícias
A Equipa da ETACADEMY esteve na Roménia no âmbito do projeto de ERASMUS+ Finances 4 Youth (F4Y)
ETACADEMY-simbolo-cores

O tema referente à Literacia Financeira, tem estado na ordem do dia. Não só devido à subida da taxa de inflação, por toda a Europa, bem como as taxas de juros, na zona Euro, registando-se um forte impacto no crescimento no endividamento das famílias.

Em meados de 2023, a ETACADEMY – Executive Training Academy, Lda, juntamente com a Universitatea din Oradea, situada na Roménia, iniciaram um projeto Erasmus+ com um projeto intitulado Finances 4 Youth.

O objetivo do projeto consiste na criação de uma metodologia ativa de ensino assente em ferramentas pedagógicas que seja simultaneamente motivadora e transversal para a vida no quotidiano. O público-alvo do Finances 4 Youth está compreendido em jovens dos 14 aos 25 anos, que estejam integrados no sistema de ensino formal do 3.º ciclo e secundário.

Numa primeira fase, aplicou-se um questionário diagnóstico para medir os níveis de literacia financeira dos jovens. A amostra contou com mais de setecentos inquiridos entre Portugal e Roménia.

Na primeira semana de abril, a equipa da ETACADEMY, viajou até Oradea, na Roménia, para realizar a primeira reunião presencial com a equipa romena, que se revelou bastante profícua na troca de experiências e realidades nacionais.

   

 

Também, no decorrer da viagem, foi ministrado um pequeno workshop de literacia financeira, assente nas metodologias ativas, no Liceul Vocaţional Pedagogic ‘Nicolae Bolcaş’, em Beius. Nesta experiência foi possível às equipas dinamizadoras do Finances 4 Youth compreender in loco, algumas perceções e conhecimentos de literacia financeira que existem nos jovens romenos, com idades entre os 15 e 18 anos.

Na pequena amostra presente no workshop estavam alunos de cursos nas áreas da informática, matemática e pedagogia, ou como disseram à equipa do projeto F4Y: “Somos futuros professores!”. Espera-se que estes futuros professores tenham estado atentos e inspirados para adquirirem conhecimentos de literacia financeira e futuramente a fomentarem junto dos seus alunos.

De regresso a Portugal, as equipas portuguesa e romena estão focadas em analisar os dados preliminares do diagnóstico, em dar continuidade ao desenvolvimento da plataforma digital pedagógica e dotar professores e alunos de ferramentas e conhecimentos acerca de literacia financeira.

Mais novidades do projeto em breve.

          

Formações Modulares →