Todos os estudos mostram que a Saúde mental no local de trabalho é um desafio global e as partes envolvidas têm de estar cientes dos fatores de risco para tomarem medidas para os mitigar. Todos têm de estar envolvidos para prevenir uma série de doenças físicas e psicológicas como por exemplo a depressão, ansiedade, doenças cardíacas.
No estudo Workplace Mental Health & Well-being (2022), são identificados fatores que combinados podem conduzir o stress no contexto organizacional.
- Carga de trabalho elevada
- Horários imprevisíveis
- Autonomia limitada
- Longas horas de trabalho
- Trabalho por turnos
- Estilos de liderança
- Conflitos vida pessoal e profissional
- Falta de apoio dos colegas e chefia
- Condições físicas de trabalho
- Assédio Moral
- Mobbing
- Cultura Organizacional
- Regime de Trabalho (remoto, híbrido, presencial)
Se os trabalhadores têm de estar atentos à sua saúde e solicitar ajuda sempre que necessário. As organizações têm também de contribuir para a saúde mental dos seus trabalhadores, criando um ambiente de trabalho positivo e saudável, oferecendo apoio e promovendo uma cultura baseada no bem-estar no trabalho.
O desafio para os empregadores é desenharem programas de bem-estar credíveis, acessíveis e que preservem as suas pessoas. A ETACADEMY pode ajudar através do nosso Programa Happiness & Wellbeing for the people.
Contacte-nos. Estudos importantes – Workplace Mental Health & Well-being (2022), Deloitte – Mental health and well-being in the workplace (2022)