- Duração
- ECTS
- Modalidade
- Início
- Horário
Apresentação
Esta Pós-Graduação visa dotar os seus participantes de ferramentas e instrumentos assentes em metodologias ativas com integração das Tecnologias Digitais no processo ensino-aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e formadores dos diversos graus de ensino e formação.
A aprendizagem baseada em metodologias ativas diversificadas é uma mais-valia para a estimulação e envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Através deste plano de estudos os participantes irão adquirir competências, instrumentos e ferramentas pelos para integração de metodologias ativas e tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem desde a aplicação, criação, avaliação e classificação.
Direção de curso
Objetivos
- Criar e adaptar os recursos pedagógicos a metodologias ativas
- Utilizar as tecnologias digitais em educação de forma ética e segura
- Analisar e aplicar as tecnologias digitais com metodologias ativas
- Desenvolver e avaliar os recursos educativos digitais
- Compreender e aplicar as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem
- Utilizar os princípios didáticos da Educação STEAM
- Criar instrumentos de planificação e de avaliação das metodologias ativas e tecnologias digitais.
- Compreender e aplicar os pressupostos de uma educação positiva e para a felicidade
- Desenvolver competências para formadores, educadores e docentes do ensino básico, secundário e profissional.
A realização do curso de pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para a Educação confere ainda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua dos seguintes módulos na Modalidade de Curso de Formação:
- Metodologias Ativas – Fundamentos e Práticas – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126453/24 (12 horas)
- Tipologias de Metodologias Ativas: do ensino básico ao ensino secundário – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126451/24 (16 horas)
- Flexibilização Curricular e Competências do Aluno – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126452/24 (12 horas)
- Do Planeamento à Avaliação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126449/24 (12 horas)
- Operacionalidade das Metodologias Ativas e das TIC – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126448/24 (12 horas)
Destinatários
- Professores do Ensino Básico e Secundário
- Formadores possuidores de CCP
- Professores do Ensino Profissional
Módulos | Horas | ECTS |
---|---|---|
Metodologias Ativas – Fundamentos e Práticas | 12 | 2 |
Educação Positiva | 12 | 2 |
Educação para a Felicidade | 12 | 2 |
Tipologias de Metodologias ativas: do ensino básico ao ensino secundário | 16 | 3 |
Acrescentar Inbound Learning | 12 | 2 |
Flexibilização Curricular e Competências do aluno | 12 | 2 |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino | 12 | 2 |
Didática da Educação STEAM | 12 | 2 |
Do planeamento à avaliação | 12 | 2 |
Operacionalidade das Metodologias Ativas e das TIC | 12 | 2 |
Metodologias de Investigação | 12 | 2 |
Projeto Final | 12 | 3 |
Investimento
Descrição |
---|
Candidatura |
Matrícula, Inscrição e Seguro |
Propina |
Certificado de habilitações |
Valor |
---|
60€ |
245€ |
1677,60€ (209,70€ x 8 meses) |
158€ |
Descontos:
- 15% da propina para antigos alunos ISLA Leiria
- 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
- 5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)